Como cuidar de móveis estofados

Não sabe como cuidar corretamente dos seus estofados? Confira algumas dicas sobre impermeabilização de estofado para tecidos (roupas, tapetes, carpetes, forrações de sofá e estofados).

Cuidados com o sol

É fundamental proteger os tecidos da exposição direta do sol. Isso pode ser facilmente resolvido com cortinas e blackouts. Agindo assim, você impedirá que os raios UVA agridam as cores, deixando-as desbotadas. E os próprios tecidos, que ficam fracos e mais sujeitos a rupturas.

Impermeabilização de Estofado

Considere a possibilidade de investir em uma impermeabilização profissional de estofado. Dessa forma, você terá maior segurança, pois seu estofado estará protegido de líquidos como urina de criança ou animais, e bebidas em geral. Além de elementos pastosos, como graxas, papinhas de bebê e tintas.

Ao fazer uma impermeabilização de estofados com um profissional você garante que o seu móvel estofado vai ter uma durabilidade muito maior e a certeza de um serviço bem feito. Sempre procure por empresas que possam atestar a qualidade do serviço por um profissional qualificado e certificado.

Use o Aspirador de Pó regularmente

Recomendamos a aspiração de carpetes, tapetes e sofás, pelo menos 1 vez por semana. Porque a gordura natural de nossa pele, que é excretada pelo suor, se junta a poeira, causando manchas no seu mobiliário. Isso é muito comum, por exemplo, em sofás e cadeiras.

Use o seu móvel com um pouco mais de cuidado

Sabemos que acidentes com líquidos e/ou resíduos sempre podem ocorrer em nossas residências, porém um pouco de cuidado com a maneira como agimos ao acontecer um acidente com os estofados pode determinar se você vai ter uma mancha no tecido do nosso estofado ou não.

Dicas para as emergências, e o que não fazer

Existem inúmeras receitas caseiras na internet que prometem remover manchas básicas e até as mais difíceis. No entanto, sabemos que milagres não existem, e por isso vamos deixar aqui dicas reais para evitar problemas e que também servem para você fazer a limpeza emergencial de manchas em tecidos.

Resolvendo rapidamente

  • Removendo o agente causador
  • Remova o agente causador da mancha o mais rápido possível. Se for líquido, utilize papel toalha ou panos limpos e secos. Eles vão absorver o quanto antes toda a umidade. Se for um agente sólido, raspe o máximo que puder, mas com cuidado para não danificar o tecido.

  • Não aplique produtos ácidos
  • Alguns produtos ácidos como as famosas “receitas de vovó” (suco de limão, vinagre, coca-cola). Eles causam danos às fibras e podem deixar o tecido do seu estofado com a coloração desbotada.

  • Não utilize detergentes comuns
  • Não utilize detergentes que não sejam especificamente fabricados para tecidos pois estes podem causar mais problemas e aumentar as manchas do estofado.

  • Limpe sempre o Aspirado de Pó
  • Outro erro comum é não limpar o Aspirador de Pó logo após a aspiração. Os resíduos que ficam armazenados podem causar mau funcionamento do equipamento, que não conseguirá remover a sujeira de maneira correta nas próximas vezes que for utilizado.

Conclusão

Se algum tipo de resíduo caiu em seu móvel estofado, passe um pano ou guardanapo, removendo a maior parte do resíduo e depois procure uma empresa especializada e certificada na higienização de estofados que possa recuperar a integridade do seu móvel estofado deixando ele como novo.

Atendimento em todo o ABCD Paulista e Grande São Paulo

Entre em contato conosco para maiores informações